Planejamento


Nível de Ensino: Ensino Médio
Área do Conhecimento: Matemática e suas tecnologias.
Objetivos da área de conhecimento
“... A Matemática comporta um amplo campo de relações, regularidades e coerências que despertam a curiosidade e instigam a capacidade de generalizar, projetar, prever e abstrair,favorecendo a estruturação do pensamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico, desempenhando, equilibrada e indissociavelmente,seu papel na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio dedutivo do aluno, na sua aplicação a problemas, situações da vida cotidiana e atividades do mundo do trabalho e no apoio à construção de conhecimentos em outras áreas curriculares...” devendo portanto propiciar o “desenvolvimento das capacidades de comunicação, de resolver problemas, de tomar decisões, de fazer inferências, de criar, de aperfeiçoar conhecimentos e valores, de trabalhar cooperativamente.” (Adaptdado MEC PCN – Matemática)

Competências e Habilidades
As finalidades do ensino de Matemática no nível médio indicam como objetivos levar o aluno a:
• compreender os conceitos, procedimentos e estratégias matemáticas que permitam a ele desenvolver estudos posteriores e adquirir uma formação científica geral;
• aplicar seus conhecimentos matemáticos a situações diversas, utilizando-os na interpretação da ciência, na atividade tecnológica e nas atividades cotidianas;
• analisar e valorizar informações provenientes de diferentes fontes, utilizando ferramentas matemáticas para formar uma opinião própria que lhe permita expressar-se criticamente sobre problemas da Matemática, das outras áreas do conhecimento e da atualidade;
• desenvolver as capacidades de raciocínio e resolução de problemas, de comunicação, bem como o espírito crítico e criativo;
• utilizar com confiança procedimentos de resolução de problemas para desenvolver a compreensão dos conceitos matemáticos;
• expressar-se oral, escrita e graficamente em situações matemáticas e valorizar a precisão da linguagem e as demonstrações em Matemática;
• estabelecer conexões entre diferentes temas matemáticos e entre esses temas e o conhecimento de outras áreas do currículo;
• reconhecer representações equivalentes de um mesmo conceito, relacionando procedimentos associados às diferentes representações;
• promover a realização pessoal mediante o sentimento de segurança em relação às suas capacidades matemáticas, o desenvolvimento de atitudes de autonomia e cooperação.





Conteúdo Programático

1º anos
Conceitos de Conjunto
Regularidades e Sucessões
Sequências e Progressões
Progressão Aritmética
Progressão Geométrica
Aplicações

Funções
Conceito
Relações e Funções
Função de 1º Grau
Função composta
Função inversa
Inequação de 1º grau
Estudo do sinal

Função de 2º grau
Propriedades
Equação Exponencial
Função Exponencial
Função Logaritmica

Trigonometria
Teorema de Pitagóras
Relações Trigonométricas
Circulo trigonométrico
Aplicações
-----------------------------------------------
2º anos
Trigonometria
Fenômenos Periódicos
Conversão Graus/Radianos
Circulo Trigonométrico
Redução de Arco
Lei dos Cossenos
Área do Triângulo

Matrizes
Conceito
Operações com matrizes
Determinantes
Sistemas Lineares
Classificação de um sistema linear

Analise Combinatória
Principio Multiplicativo
Fatorial
Permutação
Arranjo
Combinação
Binômio de Newton
Triângulo de Pascal
Probabilidade

Geometria Métrica
Geometria Espacial
Estudo dos Sólidos Geométricos
Volume e Área Superficial
----------------------------------------------------
3º anos
Geometria Analítica                         
Ponto e reta                                  
Distância entre dois pontos             
Condição de alinhamento                
Equação da reta por matrizes
Coeficiente angular
Equação geral da reta
Equação da circunferência

Números Complexos
Conceito
Numero imaginário
Operações com números imaginários (conjugado, soma, subtração, multiplicação e divisão com i)
Forma trigonométrica

Equações Polinomiais
Operações (soma, subtração, multiplicação)
Divisão pelo Método da Chave
Divisão pelo Dispositivo de Briott Ruffini (Por x-a)
Funções polinomiais

Estudo das funções
Relações de Girard

Matemática Financeira
Juros Simples e Compostos
Aplicações

Estatística
Moda, Média e Mediana
Tabelas
Probabilidade Estatística

Estratégias
Aulas expositivas, seminários, exemplos de aplicação de uma situação em diversos contextos, aplicações do conteúdo relacionadas em contextos cotidianos, atividades diversas para fixação do conteúdo e estudo da origem e desenvolvimento dos temas abordado, revisão constante dos temas abordados.

Recursos

Caderno do Aluno (apostila), Retroprojetor, Data-Show, Sala de Informática, Sala de Video, Sala de Aula, Impressora Laser, Xerox, material de bazar (sulfite, esquadro, régua, compasso, lápis de cor, entre outros) calculadora.

Projetos e Atividades Extra-Classe

Pesquisas em sites da Internet
Leitura de livros para-didáticos recomendados pelo professor
Atividades desenvolvidas pela internet

Avaliação

Avaliação de Sondagem inicial
Avaliação continua e diagnóstica
Auto Avaliações
Participação nas Aulas expositivas e da correção de exercícios para fixação
Trabalhos de pesquisa extra-classe

Recuperação

A recuperação do aluno diagnosticado pela Sondagem Inicial e pela Avaliação da Aprendizagem em Processo  dar se a por projeto próprio de recuperação e em sala pelo professor vigente, visando diminuir e/ ou sanar as dificuldades que levam o educando a não compreensão dos assuntos a serem desenvolvidos no Ensino Médio.

Bibliografia

  • SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO/COORDENADORIA DE ESTUDOS E NORMAS PEDAGÓGICAS. Proposta Curricular para o Ensino de  Matemática para o 2º grau. São Paulo, 1992.
  • Caderno do Professor: Matemática vol 1 ao 4- São Paulo: SEE 2009
  • Matemática, volume único/ Manoel Paiva 1ªEd. São Paulo: Moderna, 2005
  • Guia do Estudante Atualidades (DAC) São Paulo: Abril 2009-2010
  • Revista do Aluno: São Paulo Faz Escola – Recuperação Paralela. São Paulo: SEE 2009-2010
  • + Matemática: material do aluno; coletânea de atividades. São Paulo: SEE 2008

Filmes:
Uma Mente Brilhante
Sinopse: UMA MENTE BRILHANTE é um drama intensamente humano, inspirado nos eventos da vida de um gênio de verdade - o matemático John Forbes Nash, Jr. Nascido numa família de classe média numa pequena cidade de West Virginia, ele fascinou o mundo intelectual há mais de 50 anos com uma surpreendente descoberta. Seu trabalho pioneiro sobre a "teoria do jogo" tornou-o o astro da "Nova Matemática" na década de 50 - mas sua ascensão mudou de rumo drasticamente quando seu brilhantismo intuitivo foi afetado pela esquizofrenia. Enfrentando desafios que destruíram muitas outras pessoas com essa doença, John Nash lutou com a ajuda de sua devotada mulher, Alicia, e, depois de décadas de dedicação, conseguiu superar a tragédia e chegou até a receber o Prêmio Nobel de 1994. Lenda viva, o matemático continua envolvido em seu trabalho até hoje – Drama 100min

Gênio Indomável
Sinopse: Will Hunting (Matt Damon) é um garoto dotado de grande inteligência mas que vive se metendo em encrenca. Sem família e com pouca educação formal, ele devora livros mas guarda tudo que aprende para si e procura empregos que dispensam qualificação. Um professor do MIT descobre que Will é um gênio e quer o garoto em sua equipe de matemática, mas, como Will tem problemas com a polícia, é preciso fazer um acordo com a justiça. São impostas duas condições: ele tem que trabalhar com o professor e fazer terapia. Sean McGuire (Robin Willians) é o terapeuta chamado para domar o dificíl temperamento do rapaz. Ambos são igualmente teimosos, mas surge uma amizade que convence Will a encarar seu passado e seu futuro. Drama: 100 min

Quebrando a Banca
Sinopse: Filme inspirado na história real de um grupo de alunos brilhantes do M.I.T. (Massachusetts Institute of Technology), que, sob o comando de um professor genial em estatística, dominou uma forma de contar as cartas para ganhar milhões de dólares nos cassinos de Las Vegas. Para narrar a trama, o roteiro é centrado em um jovem que, vendo nisso a melhor oportunidade de pagar os estudos, acaba aceitando o convite dos jovens. O pessoal se manda para a cidade do pecado com um plano em mente. A idéia é quebrar a banca dos principais cassinos, mas, para isso, eles precisam tomar cuidado com a vigilância Drama:123min

Aprovados
Sinopse: Bartleby ''B'' Gaines (Justin Long) está acabando o colégio, fez testes para oito universidades e foi rejeitado por todas. Como explicar isso para os pais, que sonham com uma bela carreira para o filho? A solução para ''B'' - e um bando de amigos na mesma situação - é simples: abrir a própria universidade.Comédia: 96 min

Sites de Interesse:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf